Curiosidades

O que fazer em caso de picada de insetos?

Aranha, formiga, piolho e abelhas… Como evitar o ataque desses insetos? O Bem Estar convidou o alergista Fábio Castro para dar dicas e explicar o que passar e o que não passar de jeito nenhum na picada. A outra convidada, a dermatologista Denise Steiner, falou sobre um inseto que dá muita coceira na cabeça, o piolho.

Se você for picado por algum inseto, lave a região com água e sabão. Gelo pode aliviar a coceira e a dor. Evite coçar e use um creme hidratante ou vaselina para melhorar essa sensação. O repelente pode prevenir picadas de pernilongos e borrachudos, mas não tem ação contra abelha, vespa e formiga, por exemplo. E o que não fazer? Nada de pomada antialérgica!

As picadas podem se diferenciar entre aquelas que injetam veneno e aquelas que sugam sangue. Pernilongo, pulga e borrachudo sugam, já vespa, abelha, formiga e aranha injetam o veneno. São três as reações a picada de insetos. A reação tóxica, mais comum e simples, onde o local da picada fica dolorido, inchado e coça. A reação tóxica sistêmica, que é um quadro mais grave. Acontece quando uma grande quantidade de veneno é injetada na corrente sanguínea. A outra é a reação alérgica, mais grave ainda e pode até matar.

Cuidados em lugares abertos


O Bem Estar foi até um parque mostrar que cuidados temos que ter em espaços abertos. A formiga lava-pés é muito comum nesses lugares. Ela tem um veneno que pode causar alergias sérias. Por isso, fique longe do formigueiro.

Já as aranhas são mais discretas e vivem sozinhas em teias ou debaixo da grama. As que fazem teia costumam ser menos venenosas, diferente das que se escondem. Por isso, não coloque a mão em lugar nenhum sem antes observar. Use um graveto para afastar as folhas antes de se acomodar para o piquenique.

Com as abelhas os cuidados são diferentes. Elas são atraídas pelo nosso cheiro e cor de roupa. Evite perfumes doces e roupas com cores vibrantes. Se encontrar uma abelha, mantenha a calma. Elas so atacam quando se sentem ameaçadas.

Piolhos


A melhor forma de eliminar os piolhos é por meio do uso diário de pente fino. Para retirar a lêndea, é recomendável que se utilize uma mistura de água e vinagre na mesma proporção. E nada de espremer o piolho. Após a retirada, mergulhe o inseto em uma solução de vinagre com água também.

Fonte: G1

Luiz de Junior

Recent Posts

8 Medidas para controle de pombos

Os problemas com pombos se tornam cada vez mais constantes. As fezes ácidas dos pombos,…

4 anos ago

Espantar os pombos facilmente saiba como com a Real

Desvia para lá, desvia para cá e olha para cima. Essa é a rotina de…

5 anos ago

Dedetização também serve para os escorpiões

Períodos chuvosos e de muito calor como o verão, são um ótimo cenário para o…

5 anos ago

Também preciso dedetizar meu apartamento, mesmo com a dedetização do condomínio?

Em um condomínio com uma boa administração, a dedetização dos ambientes compartilhados é realizada periodicamente.…

5 anos ago

Posso fazer a dedetização do condomínio junto a limpeza de caixa d’água?

Todo e qualquer condomínio residencial pede uma dedetização regular para o controle de pragas. Por…

6 anos ago

Dedetização ou detetização, qual é o certo?

Você já fez dedetização alguma vez? Ou seria detetização? Bem, essas são dúvidas que a…

6 anos ago