Caixa d'água

Limpeza da caixa d’água ajuda a evitar doenças; confira como fazer

Uma boa limpeza na caixa d’água ajuda a evitar várias doenças, como a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, o vírus da zika, o chikungunya e até a febre amarela. A limpeza é fácil e o próprio morador pode fazer ou então pode contratar alguém, mas o importante é fazer o serviço.

Ao realizar a limpeza da caixa d’água é importante fazer a higiene e vedação corretamente. Com isso, evita-se a proliferação de diversos microrganismos e do mosquito da dengue.
Dentre as principais doenças que a falta de limpeza pode provocar são a gastroenterites infecciosas, que é diarreia que pode ser causada por diversos tipos de bactérias, vírus ou parasitas. Neste grupo estão doenças como a cólera, que pode levar a desidratação grave.
A falta de limpeza pode provocar também a hepatite A, que pode ser contraído pela ingestão de água contaminada; a esquistossomose, que é a doença do caramujo também pode ser adquirida quando há ingestão de água sem higiene. Se não identificado e tratado, o parasita pode causar infecção crônica.
Já o mosquito que transmite a dengue gosta de água limpa para procriar e, também por isso, é fundamental manter a caixa d’água hermeticamente fechada, para que o mosquito não consiga entrar.

Confira o passo a passo

1 – Um dia antes da lavagem, feche o registro de entrada ou amarre a boia da caixa para esvaziar a caixa, evitando desperdício.
2 – No dia da limpeza é preciso deixar na caixa um palmo de água para o procedimento.
3 – Feche todas as saídas da caixa com um tampão ou pano.
4 – Lave as paredes, o fundo e a tampa da caixa com a esponja ou escova.
5 – Abra a saída da caixa, deixando escorrer toda a água de lavagem. Usando o balde e a pá de plástico remova todos os resíduos que restarem. Se necessário, deixe entrar água limpa para retirar a sujeira restante.
6 – Feche a saída de água e abra o registro ou desamarre a boia, deixando a caixa encher até a metade, em seguida feche a entrada novamente. Adicione água sanitária na seguinte proporção: caixas de 250-300 litros – 1 litro de água sanitária; de 500 litros – 1,5 litros; e de mil litros – 2 litros.
7 – Lave novamente as paredes e o fundo da caixa com a escova. Espere no mínimo 15 minutos para que o cloro da água sanitária tenha o efeito desinfetante na caixa d’água;
8 – Abra todas as saídas da caixa e as torneiras da casa, deixando toda a água da lavagem escorrer.
9 – Feche as torneiras da casa e deixe a caixa encher, abrindo o registro ou desamarrando a boia. Para evitar acúmulo de ar no encanamento, abra as torneiras novamente até que escorra água sem ar;
10 – O procedimento está completo. Marque em uma etiqueta a data da limpeza para você não esquecer de limpar novamente depois de seis meses.

Fonte: Sanessol

Luiz de Junior

Recent Posts

8 Medidas para controle de pombos

Os problemas com pombos se tornam cada vez mais constantes. As fezes ácidas dos pombos,…

5 anos ago

Espantar os pombos facilmente saiba como com a Real

Desvia para lá, desvia para cá e olha para cima. Essa é a rotina de…

5 anos ago

Dedetização também serve para os escorpiões

Períodos chuvosos e de muito calor como o verão, são um ótimo cenário para o…

5 anos ago

Também preciso dedetizar meu apartamento, mesmo com a dedetização do condomínio?

Em um condomínio com uma boa administração, a dedetização dos ambientes compartilhados é realizada periodicamente.…

5 anos ago

Posso fazer a dedetização do condomínio junto a limpeza de caixa d’água?

Todo e qualquer condomínio residencial pede uma dedetização regular para o controle de pragas. Por…

6 anos ago

Dedetização ou detetização, qual é o certo?

Você já fez dedetização alguma vez? Ou seria detetização? Bem, essas são dúvidas que a…

6 anos ago