Notícias

É verdade que as baratas podem sobreviver sem a cabeça?

Certamente você já ouviu a teoria de que as baratas são grandes sobreviventes, e que podem ficar serelepes aqui na Terra mesmo após uma guerra nuclear. Mas existe outra teoria sobre as baratas que intriga muita gente: afinal, elas podem sobreviver mesmo se tiverem a cabeça arrancada do corpo?

A resposta vai te arrepiar, porque ela é afirmativa! Sim, a ciência já comprovou que as baratas sobrevivem sem a cabeça – aliás, por um bom tempo! Para se ter uma ideia, existem cientistas dedicados apenas a pesquisar este fato.

Barata sem a cabeça

Antes de entendermos como estes insetos desagradáveis sobrevivem sem cabeça, é mais fácil falarmos sobre o porquê de ser impossível para um ser humano sobreviver ao mesmo sortilégio. Em primeiro lugar, a decapitação provoca uma perda de sangue e de pressão sanguínea tão grandes que é impossível que o resto do nosso corpo continue funcionando; em segundo lugar, respiramos pelo nariz ou boca, e precisamos do cérebro para controlar esta função primordial; finalmente, nos alimentamos pela boca. Ou seja, mesmo que sobrevivêssemos em um primeiro momento, logo morreríamos de desnutrição.

Com as baratas, quase nada disso ocorre. A corrente sanguínea destes insetos funciona de uma maneira bem diferente, e não necessita de tanta pressão para irrigar o corpo. “Ao arrancarmos a cabeça da barata, o pescoço cicatriza rapidamente e não há uma perda significativa de sangue”, explica o pesquisador Joseph Kunkel, da Universidade de Massachusetts (EUA), que estuda o desenvolvimento das baratas.

Quanto à respiração, estes insetos resistentes absorvem oxigênio por meio de espiráculos – buraquinhos localizados em todas as partes do corpo. E o cérebro não é o responsável por controlar esta função.

Ah, e ok, sem a cabeça as baratas não conseguem mais se alimentar. Porém, ao contrário de nós, humanos, elas podem ficar semanas sem comer. “Elas vão ficar mais paradas, mais quietas, mas sobreviverão um bom tempo sem a cabeça. A não ser que sejam infectadas por bactérias, vírus ou mofo”, reafirma Kunkel.

Christopher Tipping, entomologista (pesquisador de insetos) do Delaware Valley College (EUA) estuda baratas decapitadas. “Elas já sobreviveram muitas semanas em um pote. O corpo segue reagindo ao toque e se movimentando.”

CABEÇA TAMBÉM VIVE!
Agora você vai achar que é filme de terror! Mas o fato é que a cabeça da barata TAMBÉM CONTINUA VIVA ao ser arrancada do corpo. As baratas decapitadas continuam movimentando as antenas por diversas horas. Porém, ao contrário da “independência” do corpo, o cérebro não sobrevive muito tempo “sozinho” e logo deixa de funcionar.

E agora, ficou com um medo ainda maior de baratas?

 

Fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/5476/e-verdade-que-as-baratas-podem-sobreviver-sem-a-cabeca

Luiz de Junior

Recent Posts

8 Medidas para controle de pombos

Os problemas com pombos se tornam cada vez mais constantes. As fezes ácidas dos pombos,…

4 anos ago

Espantar os pombos facilmente saiba como com a Real

Desvia para lá, desvia para cá e olha para cima. Essa é a rotina de…

5 anos ago

Dedetização também serve para os escorpiões

Períodos chuvosos e de muito calor como o verão, são um ótimo cenário para o…

5 anos ago

Também preciso dedetizar meu apartamento, mesmo com a dedetização do condomínio?

Em um condomínio com uma boa administração, a dedetização dos ambientes compartilhados é realizada periodicamente.…

5 anos ago

Posso fazer a dedetização do condomínio junto a limpeza de caixa d’água?

Todo e qualquer condomínio residencial pede uma dedetização regular para o controle de pragas. Por…

5 anos ago

Dedetização ou detetização, qual é o certo?

Você já fez dedetização alguma vez? Ou seria detetização? Bem, essas são dúvidas que a…

6 anos ago