ARANHAS

As aranhas consideras pragas urbanas que compõem a ordem mais numerosa dos aracnídeos, sendo consideradas válidas cerca de 35.000 espécies em todo o mundo, embora, segundo alguns autores, este número possa chegar a 100.000. Habitam praticamente todas as regiões do planeta, incluindo uma espécie aquática. Muitas espécies vivem próximas, e até mesmo dentro de habitações humanas, favorecendo a ocorrência de acidentes.

TIPOS DE ARANHAS

Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus

aranha

Hábitos

As aranhas compõem a ordem mais numerosa dos aracnídeos, sendo consideradas válidas cerca de 35.000 espécies em todo o mundo, embora, segundo alguns autores, este número possa chegar a 100.000. Habitam praticamente todas as regiões do planeta, incluindo uma espécie aquática. Muitas espécies vivem próximas, e até mesmo dentro de habitações humanas, chamadas de pragas urbanas as aranhas estão entre os animais que mais se envolvem na ocorrência de acidentes.

O veneno, produzido por duas glândulas situadas na região das quelíceras, pode ser utilizado na captura de presas e como defesa. Poucas espécies podem causar acidentes com envenenamento humano. No mundo, são conhecidas 35.000 espécies de aranhas, distribuídas em mais de 100 famílias, porém, somente cerca de 20 a 30 espécies são consideradas perigosas para o homem. No Brasil, as espécies mais representativas pertencem aos gêneros Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus.

Alimentação

São carnívoros, alimentando-se de insetos e pequenos invertebrados. Algumas espécies de caranguejeiras da Amazônia são capazes de predar roedores e pequenos pássaros.

Forma de tratamento

É preconizada a utilização de produtos domissanitários através de pulverização.

MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA ARANHAS

Para que o controle de aranhas realizado em suas dependências alcance maior eficácia, faz-se necessária a adoção das seguintes medidas preventivas, que se baseiam no controle ambiental:

  • Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha, aparando e cortando a vegetação excedente.
  • Não plantar bananeiras próximo à residência.
  • Em local muito arborizado, fechar portas e janelas da edificação ao entardecer.
  • Realizar roçagem de terrenos.
  • Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados.
  • Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas.

  • Vedar soleiras de portas com rolos de areia.
  • Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques.
  • Manter fechados armários e gavetas que se constituem em excelente abrigo para aranhas.
  • Examinar roupas e calçados antes de usá-los, principalmente quando tenham ficado expostos ou espalhados pelo chão.
  • Manter berços e camas afastados das paredes.
  • Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento às aranhas.
  • Observar a presença de aranhas em objetos e móveis que tenham sido guardados por períodos prolongados em ambientes escuros.

Problemas com aranhas?

A Real resolve. Contamos com profissionais capacitados, equipamentos e produtos de última geração, atendemos sua demanda de forma ágil e segura.